quinta-feira, 17 de maio de 2012

EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE MARCIAL

A utilização das técnicas da ate marcial, desde sua origem, vem educando e socializando povos e dinastias. A, pois a dinastia Xia, deu-se origem a dinastia Shang (1751 á 1111 a.c), aonde passaram a dominar fundição de cobre e posteriormente de bronze, aumentando o poderio bélico; lanças, machados e "pequenas facas eram as armas mais preferidas".
O imperador desta dinastia, visando aumentar o seu exército, passou a abrir as portas do templo para o seu povo, passando a ensiná-los a técnica das ates marciais, e conseqüentemente, havia a necessidade de ensinar o povo a ler e escrever, pois muitos dos ensinamentos marciais, estavam em escrituras antigas.
As fabricações das armas se estenderam por todos os vilarejos, e cada arma fabricada, tinha que ter além da marca do imperados (dinastia), um dizer, (está ai o porque de ensinar o povo a ler e a escrever).E então os chamados povos de dentro dos templos e os povos de fora dos templos, passaram a se socializar em nome do imperador, tendo como principal linguagem à arte marcial.
Hoje em dia em tempos de "paz", a arte marcial continua a educar e a socializar crianças, jovens e adultos em todo o mundo, com o seu poder de encantamento, devido aos seus movimentos. As artes marciais transmitem aos seus praticantes, uma autoconfiança, uma paz interior, e aproxima pessoas, restringindo as barreiras sociais e econômicas.
As artes marciais exigem de seus praticantes muita disciplina, e com isso é indicada para pessoas que possuem uma conduta mal educada, é indicada para pessoas tímidas, devido ao seu poder de integração, é indicada para pessoas com falta de concentração, devido a sua necessidade de agilidade, e é indicada para pessoas agressivas, devido a sua canalização de energia física e mental, em fim é indicada para qual quer tipo de pessoa, gênero ou idade, contribuindo positivamente não somente para o físico, mais também para a mente e o espírito.
Os profissionais de Educação Física, que utilizam a arte marcial em escolas sejam elas públicas ou particulares, deparam-se com uma possível opção de socialização, educação, e integração do desenvolvimento do indivíduo, oferecendo aos seus alunos (as) uma possibilidade excelente desenvolvimento nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo.
Os professores de Educação Física devem utilizar o bloco de conteúdos proposto nos PCN's - Educação Física, no que se refere à prática das lutas, compreendendo-o e aplicando em seus alunos (as), de uma maneira lúdica, cultural e educativa.
Existem muitas definições sobre o que seriam as lutas, sendo a definição proposta nos PCN's - Educação Física: As lutas são disputas em que os oponentes subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ataque e defesa. Caracterizando-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e deslealdade.Pode ser citado com exemplos de luta: as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê.(Brasil, 1998).

DESENVOLVENDO VALORES HUMANOS DE UMA FORMA LÚDICA ATRAVÉS DAS ARTES MARCIAIS
Um dos desafios do autor é de tentar contribuir com idéias e propostas, para o profissional de Educação Física conseguir achar um o caminho de fazer com que seus alunos (as) se interessem pela prática da arte marcial em suas aulas.
Segundo Bustamante (2004), as manifestações lúdicas são caracterizadas por momentos de prazer, alegria e diversão propiciada pelas festas, pelos jogos, pelas brincadeiras e pelas danças, e também por inúmeras e inesperadas possibilidades de expressão cultural.
Beresford (2000), citando Johanes Hessen conceitua, "que valor é tudo aquilo que for apropriado a satisfazer determinadas necessidades humanas" (p.65).
Destaca-se nessa oportunidade, realizar uma pesquisa com seus alunos (as), a respeito de qual estilo (tipo) de arte marcial (luta) que eles conhecem, praticam ou gostam, achando ai um canal de introdução da proposta.
A capoeira, por exemplo, por ser bastante difundida em todo país, é muito bem aceita pelas crianças, jovens e adultos, por se tratar de luta e dança, é excelente para a integração de gênero.
Utilizado a capoeira como exemplo, destaca-se que na constituição de uma "roda", (formação composta pelos seus praticantes), existem hierarquias naturais e não impostas, as quais seus praticantes passam a ter respeitos mútuos com seus superiores e pares, desenvolvendo valores humanos como, por exemplo: respeito, amizade, companheirismo, lealdade, honestidade e amor ao próximo.
Mestre Mão Branca (1994), na roda de capoeira, não existem preconceitos e nem vaidades pessoas, é nela que os opostos se encontram, o rico e o pobre, o negro e o branco, o doutor e o analfabeto, e o homem vale pela sua arte.
Sendo assim através das canções, do uso de instrumentos, da integração de gênero e acima de tudo com o despertar dos valores humanos em seus praticantes, as artes marciais, (ex: capoeira), é uma opção de ferramenta que pode ser bem eficaz para o bom rendimento escolar do seu aluno (a), não somente na disciplina de Educação Física, como também nas demais disciplinas ministradas pela instituição, de uma maneira lúdica e cultural, pois segundo Marcelino (1999), o lúdico como um componente da cultura.

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES

1)O que acha do uso das artes marciais, como um caminho para a educação e socialização dos seus alunos (as), quando aplicada de uma maneira lúdica e cultural nas escolas/colégios, durante as aulas de Educação Física?
2)De acordo com suas anotações, qual o rendimento escolar de seus alunos (as), em sua disciplina, em relação à média escolar desta instituição?
3)No seu colégio/escola, aonde se pratica aulas de arte marcial nas aulas de Educação Física, o senhor (a), percebe que nas relações entre os alunos (as), os valores humanos como: caráter, disciplina, companheirismo, respeito, amor ao próximo entre outros se faz presente?Como e de que forma percebe?
4)O senhor (a), acha que as artes marciais deveriam fazer parte do currículo escolar?Porque?
1)O que acha do uso das artes marciais, como um caminho para a educação e socialização dos seus alunos (as), quando aplicada de uma maneira lúdica e cultural nas escolas/colégios, durante as aulas de Educação Física?
2)De acordo com suas anotações, qual o rendimento escolar de seus alunos (as), em sua disciplina, em relação à média escolar desta instituição?
3)Acredita que se o seu colégio/escola, realizasse aulas de artes marciais de uma maneira lúdica, educativa e cultural, seus alunos (as), melhorariam entre outros aspectos, o rendimento em sua disciplina?
4)O senhor (a), acha que as artes marciais deveriam fazer parte do currículo escolar?Porque?

RESULTADOS

Para a primeira pergunta, sobre as artes marciais serem aplicadas nas aulas de Educação Física, de uma maneira lúdica e cultural em escolas/colégios, todos os professores aonde se pratica artes marciais nas aulas de Educação Física, responderam positivamente.
E as palavras e frases, "Estavam precisando", "Ludicidade", "Cultura" e "Integração", foram as mais utilizadas.
Aonde não se pratica, 75% (6), dos professores, acham uma boa opção, e 25% (2), não acham ser uma boa idéia.
Na segunda questão, a respeito do rendimento escolar de seus alunos (as) em suas disciplinas, em relação à média da escola/colégio, 87.5% (7), dos professores aonde se pratica arte marcial, responderam que seus alunos estão acima da média e 12.5% (1), estão na média.
Nas escolas/colégios, aonde não se pratica as artes marciais, 50% (4), dos professores responderam que seus alunos (as), estão acima da média, 37.5% (3), estão na média e 12.5% (1), estão abaixo da média escolar.
A terceira questão foi direcionada aos professores cujo suas escolas/colégios, utilizam as artes marciais nas aulas de Educação Física, e ao professores cujo suas escolas/colégios não utilizam as artes marciais nas aulas de Educação Física.
Foi perguntado se a utilização das artes marciais de uma maneira educativa, lúdica e cultural, melhoraria a conduta de seus alunos (as), incluindo o rendimento escolar, se em seu colégio/escola, se utilizassem às artes marciais nas aulas de Educação Física, e na outra versão de terceira questão, foi perguntado aos professores aonde se pratica artes marciais nas aulas de Educação Física, se os valores humanos como: caráter, disciplina, companheirismo, etc... Faz-se presente entre os seus alunos(as), e se sim, como os professores percebem isso.
Aonde se pratica artes marciais, 100% (8), dos professores responderam que seus alunos (as), possuem uma boa conduta entre eles e com os professores e as palavras, "companheirismo", "respeito", "solidariedade" e "entrosamento", foram as mais citadas, e que é fácil perceber tais ações, quando algum aluno apresenta estar com problemas escolares e quando são realizados trabalhos em grupos.
E aonde não se pratica as artes marciais nas aulas de Educação Física, 75% (6), dos professores responderam que o uso de uma "luta" na escola, poderia ajudar os alunos (as), e as palavras como: "concentração", "amizade", "agressividade", "percepção" e "respeito", foram as mais utilizadas, e que os alunos (as), talvez aprenderiam a prestar mais atenção nas aulas.
E 25% (2) dos professores responderam que dificilmente os alunos (as) melhorariam suas condutas ou os seus rendimentos escolares praticando uma "luta" na escola, as palavras e frases mais utilizadas foram, "desinteresse", "Mal educado" e "carência".
Para a quarta questão, nas escolas em que se pratica a arte marcial, 100% (8), dos professores concordaram que as artes marciais deveriam fazer parte do currículo escolar, devido aos benefícios que uma "luta" já traz para os seus alunos (as).
E aonde não se pratica arte marcial, 50% (4), dos professores, responderam que seria uma boa idéia incluir as artes marciais no currículo escolar, visando o bom rendimento na escola, e 25% (2), dos professores, alegaram que não é preciso, que tal atividade poderia ser realizada como extracurricular e 25% (2), responderam negativamente, sem muita explicação, as frases mais utilizadas foram, "Sem importância", "Perca de tempo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário